E. E. Padre Giuseppe Pisoni
Projeto Sustentabilidade
Transformações Químicas
Fabricação de Pães
“Entre os Laboratórios e a Cozinha”.
Professoras: Maria Aparecida/ Elisagela
Matemática, Biologia e Português
D. E. Mauá – 2011
Projeto Interdisciplinar Ciências – Transformações Químicas:
Fabricação de Pães
“Entre os Laboratórios e a Cozinha”
Tempo previsto: 6 aulas
Interdisciplinar: Português, Matemática, Inglês, Esponhol, Informática, Ciências, Atividades Artísticas e etc.
Conteúdos e Temas: Transformações Químicas
Competências e habilidades: Ler e interpretar, valorizar o desenvolvimento de leitura e escrita por meio de exercícios de leitura de textos.Também propõem aos alunos a elaboração de produções textuais (respostas argumentativas ás questões propostas, relatórios, quadros e esquemas explicativos). Os cálculos matemáticos que fazem parte atividades experimentais, tal como determinação de densidade, além de complementarem o desenvolvimento da linguaguem matemática e científica acabam sendo também momentos de construção de conceitos científicos
Por sua vez, a linguagem química, como utilizada para representar elementos, substâncias e transformações químicas, é introduzida como forma de comunicação universal desse ramo do conhecimento científico.
Estratégias
· Promover aulas práticas deixando as aulas mais atrativas;
· Conhecer os diferentes tipos de fungos e sua importância no cotidiano ,humano;
· Analisar a ação do fermento biológico em diferentes substâncias;
· Adquirir conhecimento na montagem de relatórios das aulas práticas;
Colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, analisando as etapas para a preparação de pães
Justificativa
Além da importância ecológica, os fungos são muito importantes no cotidiano humano. Eles nos possibilitam fabricar uma série de produtos como queijo, cerveja, o álcool, o vinho, etc. É por meio de fungo que se obtém a penicilina (antibiótico usado no combate as infecções provocadas por meio de bactérias). Vários fungos são comestíveis, como os cogumelos champignons.
Um outro fungo muito importante no cotidiano humano, que abordaremos de maneira especial no projeto, é Saccharyces, que forma a massa de milhões de células microscópicas do tablete de fermento biológico, utilizado na preparação dos pães.
Metodologia
1. Aplicar o texto sobre o fungos, como são classificados, sua importância para o ecossistemas e para os seres humanos.
2. Aula Prática (experimental) – Análise do fermento biológico em diferentes substâncias.
3. Montagem de relatórios.
4. Preparação dos pães em grupo
5. Texto “Viagem ao Mundo dos Micróbios”.
Recursos e Materiais Utilizados
· Texto didático sobre fungos;
· Materiais para a aula experimental (açúcar, água morna, farinha de trigo, fermento biológico, espátula, estantes para tubos de ensaio, etiquetas, rolhas e tubos de ensaio);
· Ingredientes para a preparação dos pães( Receita anexo).
Público Alvo
Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Cronograma
Dia:___/___/___ - Introdução aos Fungos;
Dia: ___/___/___ - Preparação dos pães;
Dia:___/___/___ - Trabalhando com o texto;
Dia:___/___/___ - Aula Experimental
Professores/ Disciplinas e Conteúdos:
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Avaliação
· Análise do relatório;
· Participação e Argumentação do grupo;
· Questões para a análise da aprendizagem
Referência Bibliográfica
ü Branco, Samuel Murgel. Viagem ao Mundo dos Micróbios. Editora Moderna.
ü Práticas Pedagógicas. Transformações Químicas: Fabricação de Pães – Ciências.Ensino Fundamental. Secretaria do Estado da Educação – São Paulo – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
ü Paulino, Wilson Roberto. Barros, Carlos – Os seres vivos – Editora ática.
ü Trivellato, José e Sílvia; Motokane, Marcelo; Lisboa, Júlio Foschini e Kantor, Carlos Ciências, Natureza & Cotidiano 6ª. Série – Editora FTD.
ü WWW.google.com.br . Wikipédia, a enciclopédia livre – História do Pão e tipos de Pães.
Pão Caseiro
Esponja 1ª Etapa)
½ xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar
1 envelope de fermento biológico ( Seco Instantâneo)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Misture tudo e deixe crescer por mais ou menos 15 minutos, dentro de uma vasilha bem tampada.
Massa (2ª Etapa)
¾ de xícara de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 ½ xícara de água morna
+/- 1 Kilo de farinha de trigo
Coloque na esponja o óleo, o sal, o açúcar, a água e aos poucos a farinha de trigo, até a massa desprender das mãos e ficar homogênea.
Sove bem a massa.
Modele os pães e coloque para assar em forno médio.
Observação:
Antes de levar a massa para assar, faça uma bolinha e coloque em um copo com água fria, quando a bolina subir leve os pães ao forno.
Receita fornecida pela D.E. (Mauá) ATP Andréa.
TRECHO DO LIVRO: VIAGEM AO MUNDO DOS MICRÓBIOS
Autor: Samuel Murgel Branco – Editora Moderna
Carolina continuou seu passeio com Penicílio pelo mundo dos micróbios.
Caminhando por uma pequena rua, de repente a menina ouviu altas gargalhadas. A folia vinha de um enorme barracão onde muitos micróbios, sempre alegres, trabalhavam e se divertiam ao mesmo tempo.
_Parece que estão meio bêbados! – estranhou a menina.
_ O fungo sorriu satisfeito.
_ Eles são assim mesmo... Muito alegres, mesmo quando trabalham. E conseguem transmitir essa alegria aos outros.
_ Aos outros? Como assim? Quem são eles?
Penicílio a engraçada a curiosidade da menina explicou:
_Eles são os micróbios fermentadores... Fabricantes de bebidas como a cerveja, o vinho, as aguardentes...
A menina mostrou-se surpresa.
Eu não sabia que as bebidas eram fabricadas por micróbios.
_Pois são – respondeu Penicílio. _Estes também são fungos, mas de outra família, os lêvedos. Eles transformam o açúcar em álcool. Se for açúcar de cana, forma a aguardente, a cachaça; se for de uva, dá o vinho; se for de cevada, forma a cerveja... e assim por diante!
_Que legal! Exclamou Carolina. – E o álcool usado no automóvel?
-Também. Os lêvedos transformam o açúcar da cana em álcool. Mas vamos em frente,
que ainda temos muito que conhecer aqui. Está vendo este enorme galpão cheio de sacos de farinha e com grandes fornos saltando fumaça pelas chaminés?
_Estou sim. – respondeu Carolina. – E que cheiro gostoso!
_São os micróbios produzindo pão.
_Pão? – Estranhou a menina. Também tem micróbio nisso?
_Sim. E são da mesma grande família dos lêvedos. Esta é uma enorme família de fungos e são todos muito trabalhadores!
Carolina estava em dúvida:
_Mas eu já vi a minha avó fazer pão, no sítio. Ela só mistura farinha, água, um pouco de sal...
_E fermento – Completou o funguinho.
_Claro, eu estava me esquecendo.
_Esse fermento é diferente do outro fermento em pó que ela põe no bolo para ficar macio.
_E qual é a diferença?
_É que o fermento de bolo é apenas um produto químico que, quando molhado e aquecido, desprende um gás que faz a massa ficar fofa.
_Quem nem o sal de frutas que a gente toma quando sente mal-estar no estômago?
_Isso mesmo!...Mas o fermento usado no pão é diferente. Ele tem milhões e milhões de micróbios que respiram e produzem gás carbônico, que é esse mesmo gás que você produz quando respira. O gás forma bolhas de todo tamanho dentro da massa, e é assim que ela cresce e fica com aquele gosto todo especial...
_E um cheiro muito gostoso! – disse a menina, com água na boca. – Mas como é que mesmos lêvedos sabem quando é para produzir álcool e quando é para produzir gás carbônico?
_Depende da existência ou não de ar... Se não houver ar, os lêvedos produzem álcool. Se houver, eles produzem gás carbônico. Por isso é que a massa de pão precisa ser batida ou sovada várias vezes, antes de ir ao forno. É para que fique com bastante ar!
_Aposto que a minha avó nem sabe disso... Preciso contar a ela. Pelo menos não vai ficar amassando, amassando, sem saber por quê...
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